Os alunos, apesar dos investimentos públicos em educação crescentes, tem baixos índices de aprendizagem atualmente. Como escapar de tal situação? As tecnologias de aprendizagem estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento e isto também conduz a novas formas de alfabetização e letramento.
Existe no ar uma nova cultura de aprendizagem através da informatização do conhecimento, ou melhor, a utilização das redes colaborativas no processo de ensino-aprendizagem. Informatização não é somente colocar computadores nas escolas. Mais do que isso, é conectar todos os espaços e elaborar políticas públicas para a inserção das novas tecnologias no ensino regular brasileiro. É necessário capacitar os gestores e professores para a aplicação dessas novas oportunidades pedagógicas e, assim, poder utilizá-las plenamente. Esta será talvez a novíssima escola "extra muros", onde a educação será realizada em todos os espaços e tempos, onde os sujeitos terão prazer no estudar, no aprender, no pesquisar,no desenvolver suas potencialidades.
Este blog está relacionado principalmente aos tópicos que interessam à educação contemporanea, em especial às novas tecnologias que surgem para ampliar e assegurar os novos rumos da educação brasileira.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
ECA OU UMA PALMADINHA FORA DA LEI
Ora pois, pois, só me faltava essa! O Presidente Lula assinou um projeto de lei que modifica o art. 18 do ECA, proibindo os pais ou responsáveis de usar qualquer tipo de castigo corporal na educação dos filhos. Com isso, o pai ou mãe que der uma palmadinha no filho teimoso que insiste em pegar em garfos ou facas em cima de uma mesa posta para o jantar, ou ficar pulando no sofá, por exemplo, mesmo depois de ser advertido algumas vezes, poderá vir a sofrer penas de uma simples advertencia até acompanhamento psicológico dos pais. Só faltou ele dizer como vai ser fiscalizado o cumprimento dessa nova lei, caso venha a existir. Alem do mais, como fica o direito dos pais de exercer sus autoridade dentro de casa? Criança precisa e muito de limites, de obediencia, de disciplina, e até mesmo da tão conhecida palmada, é importante para que ela entenda isso. Essa proibição vai aumentar ainda mais os problemas indisciplinares ocorridos na escola, deixando os professores à mercê de crianças mais desobedientes, mais indisciplinadas e mais maleducadas do que já são hoje. Ou seja, livres para aterrorizar....
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)